Ultimamente tenho lido em varios blogs nacionais e internacionais crÃticas ferrenhas ao sistema operacional Symbian e a Nokia. A argumentação é sempre a mesma, de que o sistema operacional Symbian está obsoleto, de que a Nokia deveria investir no Google Android e por ai vai.
Agora mostrarei meus argumentos pelos quais acredito que a Nokia[bb]não vai deixar de usar o sistema operacional Symbian em seus aparelhos celulares tão cedo, meus argumentos se baseam em dois tópicos:
Mercado e estratégia:
- A tem uma gama enorme de aparelhos celulares sendo vendidos ultimamente, muitos rodando Symbian e que vendem muito.
- Quem compara Symbian com Android ou IPhone, está fazendo a comparação errada, são usuários com necessidades e poder aquisitivo diferentes.
- Um usuário que compra um aparelho de 100 reais não vai comprar um aparelho de 2000 reais.
- Muitos usuários querem apenas que os aparelhos façam ligações e que enviem e recebam SMS.
- É muito lucrativo para Nokia produzir aparelhos de baixo custo, ou seja, aparelhos baratos e claro, sem capacidade de rodar um Android por exemplo.
- A Nokia tem o Qt(C++) para criação de aplicativos para Symbian, Maemo e Meego. No Android, o SDK é baseado em Java e seria necessário alguma parceria entre Nokia e Google para o Qt gerar aplicativos para Android, coisa que até o momento não existe.
- A Symbian Foundation já esta trabalhando em uma nova versão do sistema operacional Symbian^4.
Técnica
São apenas alguns pontos baseados em minha experiência. Resumindo, o Symbian ainda gera lucro para a Nokia e porque desistir de algo que é lucrativo? Exemplo foi o celular que funcionava como lanterna que fez muito sucesso na Ãfrica e no Brasil. Mas concordo em um ponto, de que a Nokia demorou a perceber que o modelo de touchscreen introduzido pelo IPhone iria se tornar tendência. Agora parece que fez um bom trabalho com o Nokia N8 e Symbian^3.