O Nintendo Wii é um dos consoles mais populares da atualidade, com seu controle até então inovador para época de seu lançamento, se tornou um video game “para famÃlia” e para varias utilidades. Hoje o Nintendo Wii é usado em varias partes do mundo não somente para diversão, mas também em aréas como fisioterapia para recuperação de pacientes 😀
Hoje o Nintendo Wii é usado em varias partes do mundo não somente para diversão, mas também em aréas como fisioterapia para recuperação de pacientes 😀
Bom, sabemos que é possivel desenvolver em Flash para o Nintendo Wii, mas precisamos observar alguns detalhes primeiro. Vejamos a especificação do Flash Player para o Nintendo Wii que consta no Adobe Device Central CS5.
Note que teremos que trabalhar com o Flash Player 7, mas no site da Nintendo consta que pode ser atualizado para o Flash Player 8, e o aplicativo rodará pelo browser do Wii, seu browser é uma versão do Opera feita exclusivamente para o Wii.
Wikipedia diz que o Flash Player foi atualizado para o Adobe Flash Lite 3.1, que corresponde ao Flash Player 8 com algumas features do Flash Player 9. Mas eu criei um arquivo Flash Player 9 com ActionScript 2.0 e funcionou, criei um arquivo Flash Player 9 com ActionScript 3.0 e não funcionou, criei um Flash Lite 3.1 e funcionou. Fiquei com Flash Player 9 e ActionScript 2.0 para meus testes.(System.capabilities.version mostra AFL 9,1,122,0)
Vamos fazer um primeiro exemplo para ver como fica o funcionamento do Flash Player com o Wii Remote.
- Crie um novo arquivo do tipo ActionScript 2.0 e logo em seguida, coloque o filme para compilar no Flash Player 8 ou 9. Ou pode fazer isso diretamente pelo Adobe Device Central CS5, que deixa tudo configurado para você, inclusive com o tamanho ideial para rodar no navegador do Wii.
- O objetivo desse exemplo é avaliar o funcionamento dos botões do Wii Remote, criaremos um simbolo do tipo MovieClip.
- Insira o seguinte código no MovieClip para que nosso simbolo possa ser arrastado pelo Wii Remote:
[ACTIONSCRIPT]
onClipEvent(mouseDown)
{
this.startDrag();
}
onClipEvent(mouseUp)
{
this.stopDrag();
}
[/ACTIONSCRIPT]
Pelo que pude perceber, somente nos eventos de mouse que podemos utilizar no Nintendo Wii, não foi possivél usar os outros botões e o direcional pad.
Você pode testar o exemplo abrindo a seguinte URL no navegador do Wii http://www.leonardofranca.com.br/wii ou veja no video abaixo.
Apesar da limitação de só usar eventos do mouse, dá pra fazer aplicativos bem interessantes em Flash para Nintendo Wii. Deixo um link com alguns games para Nintendo Wii feitos em Flash. 😀
http://www.eiksoft.com/wii/index.htm
Para saber mais:
Documentação ActionScript 2.0
Aproveite e compre seu Nintendo Wii 😀
Nintendo Wii com Jogo Wii Sports
Ótima dica, com isso estamos vendo que a Adobe está aumentando seu campo e sem dúvida um console como Wii é um ótimo caminho para isso.
Mas não pára por aÃ… vc sabia q é possÃvel usar o controle WiiRemote com um MAC via bluetooth? Pesquise por um projeto chamado de “WiiFlash”. Já fiz um teste com Flex 3, sockets e wiiflash e dava pra fazer a mesma coisa q vc fez, mas usando o wiiremote num browser normal.
PS: algumas notas na internet dizem q o wiiflash funciona com Windows tb, mas eu só consegui fazer rodar com o bluetooth do mac… talvez hj o projeto já esteja mais evoluido, não sei.
[]s
Sabia sim Mario, sera o alvo dos meus proximos testes, so preciso arrumar um adaptador bluetooth pois meu note nao tem e como não tenho mac 😉