Uma das perguntas que se faz ultimamente é da possivel morte do Flash Lite. Temos o Flash Player 10.1 otimizado para mobile e Adobe AIR 2.5 para Android, e com isso o Flash Lite estaria com os dias contados.
Já li artigos que argumentavam que a Adobe não soube aproveitar o sucesso que a Macromedia teve com o Flash Lite no Japão e começou a dar prioridade para sistemas mobile somente agora. Isso pode ser um pouco verdade, mas como a Adobe não brinca em serviço, agora esta com força total para os mais variados dispositivos, não somente mobile.
Agora a nossa pergunta que deu titulo ao artigo, juntamente com o Flash Player 10.1, a Adobe lançou também o Flash Lite 4.0, sendo uma versão do Flash Player para dispositivos com poucos recursos de processamento e memória mas com suporte a ActionScript 3.0. Veja a lista das features disponiveis aqui.
Por um lado, a cada dia surgem mais smartphones vindo com Android 2.2(Froyo) que oficialmente suporta o Flash Player 10.1 e Adobe AIR 2.5. Além disso, estamos vendo smartphones com Android(versões anteriores) sendo atualizados com o Froyo. Ou seja, contéudo baseando em Flash tende a crescer com esses principais smartphones. Por outro lado até o momento, temos somente um smartphone anunciado oficialmente com Flash Lite 4.0, o Nokia N8 e possivelmente Nokia C7, fica a pergunta, ainda vale a pena desenvolver conteudo para Flash Lite?
E minha resposta é SIM, inclusive para Flash Lite 3.0 ou 3.1(ActionScript 2.0) especialmente para os dispositivos da Nokia e por que afirmo isso. Vejamos a alguns fatos:
- A Nokia ainda é lider mundial em aparelhos celulares e como sempre foi uma empresa inovadora(foi a primeira a colocar uma antena interna), não deixará essa liderança escapar tão fácil
- O sistema operacional Symbian ainda é o mais usado para sistemas movéis, e a Nokia continuará apostando no Symbian juntamente com o Meego(baseado em Linux)
- Temos uma lista extensa de celulares Nokia que já veem com Flash Lite 2.0 ou 3.0 , cerca de 400 milhões ao redor do mundo, muitos chegando agora no Brasil
- Sony e Samsung também tem uma boa gama de aparelhos com Flash Lite
- Esta começando a crescer o número de aplicativos em português na OVI Store, destaco o MTV Ao Vivo, o Terra TV e o VEJA São Paulo
- A Nokia criou uma biblioteca especialmente para aumentar os recursos do Flash Lite
- O Adobe Device Central CS5 oferece um ambiente bem completo para você testar seu aplicativo nos mais variados dispositivos movéis
- Nokia e Adobe foram os primeiros a contribuir para o projeto Open Screen Project – um conteúdo, vários dispositivos
Então concluindo, tem mercado para desenvolvimento e ainda vale a pena estudar (e também não esquecer) ActionScript 2.0. Creio que teremos ainda dois ou três anos de vida para o Flash Lite.
Se você esta procurando um livre sobre Flash Lite, recomendo Flash Lite 2: Crie Aplicativos e Games para Celulares do meu amigo Fabricio Manzi, creio que seja o único em português que temos 😉
Pingback: Tweets that mention Leonardo França » Flash Lite está morto? -- Topsy.com
Não sou muito fã do flash não, porém estou sendo forçado a utilizar em alguns projetos pela facilidade de se fazer alguns efeitos.
Oi, Leo.
Tenho a mesma opinião. A Nokia tem 60% dos aparelhos vendidos; não dá pra ignorar este mercado. E flash é produtivo. Não tem comparação.
Ótimo artigo.
Parabéns.
Pingback: Leonardo França » Opções para desenvolvimento mobile
Pingback: Opções para desenvolvimento mobile - redeRIA | Agregador de noticias, artigos, tutoriais Flex, Flash, JavaFX, AJAX e Rich internet applications em geral!