Nos últimos anos a Macromedia lançou o conceito de RIA (Rich Internet Application) no qual tem-se o objetivo de melhorar a usabilidade e experiência do usuario, a principal ferramenta para sua produção até então era o Macromedia Flash e recentemente o Macromedia Flex. Logo depois veio a galera do AJAX para provar que o Flash não é o único meio de fazer RIA. Uma briga boa está começou para desenvolvimento de aplicativos RIA. Entretando não existem somente Flash e AJAX para criação de aplicativos RIA, há também o MXML(FLEX), Laszlo, XUL e XAML veremos uma introdução de cada tecnologia.
AJAX – Asynchronous JavaScript and XML – é um termo que descreve uma técnica de desenvolvimento web para criar softwares de interação. A tecnologia usa combinações do HTML( ou XHTML) e CSS para apresentação da informação, DOM(Document Object Model) para manipulação com javascript para dinamizar a exposição e interagindo com a apresentação da informação e XMLHttpRequest, para trocar e manipular dados assincronamente com um servidor web.
Veja um exemplo
http://www.adaptivepath.com/publications/essays/archives/000385.php
http://en.wikipedia.org/wiki/AJAX
http://www.ajaxmatters.com/r/welcome
Flash – é o software da Macromedia(Agora Adobe) mais usado no mundo para criação de gráficos vetoriais, animações etc. O plugin Flash Player está presente em 99% dos computadores no mundo. È possÃvel criar aplicativos web com o maximo de interação com o usuário, dando-lhe a experiência de usar o melhor do desktop e o melhor da internet em um só aplicativo. É possÃvel interagir com xml, web services etc, além de possibilidade de usar recursos de multimÃdia como vÃdeo e som.
http://www.dotpix.com.br/~leo/?p=22
http://www.dotpix.com.br/~leo/?p=11
http://www.dotpix.com.br/~leo/?p=12
http://www.amfphp.org/
http://www.flash-db.com/
LASZLO – Laszlo Systems é originalmente desenvolvindo do OpenLaszlo. Esta plataforma permite que desenvolvedores criem aplicativos ricos. Baseado em XML, roda em servidor java (Tomcat). OpenLaszlo é distribuido sob a lincença CPL.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laszlo
http://www.openlaszlo.org/
[xml]ola.lzx
< canvas width="500" height="350" >
< window x="20" y="20" width="200" height="250"
title="Simple Window" resizable="true" >
< text >Here is some text.< / text >
< / window >
< / canvas >[/xml]
MXML – Linguagem introduzida junto ao Macromedia FLEX, é baseando em XML, serve para desenvolver aplicativos RIA usando o servidor FLEX, tornando o desenvolvimento muito mais rápido do que usando o Flash, tem suporte a css, conexão com webservices e o Flash Remoting através do RemotObject. Até a versão 1.5, era necessário ter um servidor para rodar uma aplicação em FLEX, agora com o lançamento da versão 2.0, somente será necessário ter o Flex Builder e pode-se distribuir o swf gerado. Acredito que isso ajudará a aumentar a popularidade do FLEX junto aos desenvolvedores.
http://labs.macromedia.com/
http://www.macromedia.com/devnet/flex/
http://en.wikipedia.org/wiki/MXML
teste.mxml
[xml]< ?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
< mx :Application xmlns:mx="http://www.macromedia.com/2005/mxml" xmlns="*" >
< mx :TextInput id="source" width="100"/>
< mx :Button label="Copy" click="destination.text=source.text"/>
< mx :TextInput id="destination" width="100"/>
< / mx:Application>[/xml]
XUL – XML User Interface Language, pronuciado como “zool”, é um padrão aberto criado pelo grupo de desenvolvedores do navegador Mozilla, implementado pela Mozilla Framework, que define janelas, botões, menus e uma grande coleção de objetos de interface de usuário para aplicações desktop em notação XML e usa JavaScript para definir roteiros e automação. Roda somente em navegadores baseados no Gecko engine, tem um componente para interagir com o Flash (Zulu) e para Java (Thinlets).
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/XUL
http://www.mozilla.org/projects/xul/xul.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/XUL
hello.xul
[xml]< ?xml version="1.0"?>
< window xmlns="http://www.mozilla.org/keymaster/gatekeeper/there.is.only.xul"
title="Hello">
< description value="Hello World"/>
< / window>[/xml]
XAML – Extensible Application Markup Language(pronuncia-se “zemel”) – Possui muitas das potencialidades das tecnologias anteriores. O XAML também é a forma marcação para acessar o modelo de objetos do novo Windows Presentation Foundation e você pode ainda criar seus próprios objetos e acessá-los através do XAML. O Microsoft Vista, WinFX e muitas outras tecnologias já usam o XAML. Requer o WinFX SDK.
http://www.xaml.net/
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=843&pag=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/XAML
http://msdn.microsoft.com/windowsvista/about/
ola_mundo.xaml
[xml]< canvas xmlns="http://schemas.microsoft.com/winfx/avalon/2005" Background="LightGray">
< textblock FontSize="24">
Alô Mundo!
< / textblock>
< / canvas>[/xml]
Algumas aplicações e sites
Dotpix (AJAX)
Google Maps (AJAX)
Yahoo Maps (FLEX) – há opção para desenvolver em AJAX
Netvibes (AJAX)
Gtalkr (FLASH)
Zulu (Flash e XUL)
Gmail (AJAX)
LaszloMail (Laszlo)
Flex Store (sem comentarios)
Broadmoor Hotel (Flash)
Legal Leo!
Ao menos agora sei quais são as tecnologias relacionadas com a RIA!
Parabéns pela pesquisa detalhada!
🙂
Caro Leonardo
Somos uma empresa de desenvolvimento de um aplicativo de RH, migramos nossa aplicação de cliente servidor para WEB usando os padrões J2EE, rodando nos WebServers JBoss e WebSphere, estamos agora tentando sofisticar algumas paginas usando RIA (flash), voce presta assessoria neste tipo de ambiente.
Grato
Grenne