Múltiplas Faces de RIA

Nos últimos anos a Macromedia lançou o conceito de RIA (Rich Internet Application) no qual tem-se o objetivo de melhorar a usabilidade e experiência do usuario, a principal ferramenta para sua produção até então era o Macromedia Flash e recentemente o Macromedia Flex. Logo depois veio a galera do AJAX para provar que o Flash não é o único meio de fazer RIA. Uma briga boa está começou para desenvolvimento de aplicativos RIA. Entretando não existem somente Flash e AJAX para criação de aplicativos RIA, há também o MXML(FLEX), Laszlo, XUL e XAML veremos uma introdução de cada tecnologia.

AJAX – Asynchronous JavaScript and XML – é um termo que descreve uma técnica de desenvolvimento web para criar softwares de interação. A tecnologia usa combinações do HTML( ou XHTML) e CSS para apresentação da informação, DOM(Document Object Model) para manipulação com javascript para dinamizar a exposição e interagindo com a apresentação da informação e XMLHttpRequest, para trocar e manipular dados assincronamente com um servidor web.
Veja um exemplo
http://www.adaptivepath.com/publications/essays/archives/000385.php
http://en.wikipedia.org/wiki/AJAX
http://www.ajaxmatters.com/r/welcome

Flash – é o software da Macromedia(Agora Adobe) mais usado no mundo para criação de gráficos vetoriais, animações etc. O plugin Flash Player está presente em 99% dos computadores no mundo. È possível criar aplicativos web com o maximo de interação com o usuário, dando-lhe a experiência de usar o melhor do desktop e o melhor da internet em um só aplicativo. É possível interagir com xml, web services etc, além de possibilidade de usar recursos de multimídia como vídeo e som.
http://www.dotpix.com.br/~leo/?p=22
http://www.dotpix.com.br/~leo/?p=11
http://www.dotpix.com.br/~leo/?p=12
http://www.amfphp.org/
http://www.flash-db.com/

LASZLO – Laszlo Systems é originalmente desenvolvindo do OpenLaszlo. Esta plataforma permite que desenvolvedores criem aplicativos ricos. Baseado em XML, roda em servidor java (Tomcat). OpenLaszlo é distribuido sob a lincença CPL.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laszlo
http://www.openlaszlo.org/

[xml]ola.lzx
< canvas width="500" height="350" >
< window x="20" y="20" width="200" height="250" title="Simple Window" resizable="true" >
< text >Here is some text.< / text >
< / window >
< / canvas >[/xml]

MXML – Linguagem introduzida junto ao Macromedia FLEX, é baseando em XML, serve para desenvolver aplicativos RIA usando o servidor FLEX, tornando o desenvolvimento muito mais rápido do que usando o Flash, tem suporte a css, conexão com webservices e o Flash Remoting através do RemotObject. Até a versão 1.5, era necessário ter um servidor para rodar uma aplicação em FLEX, agora com o lançamento da versão 2.0, somente será necessário ter o Flex Builder e pode-se distribuir o swf gerado. Acredito que isso ajudará a aumentar a popularidade do FLEX junto aos desenvolvedores.
http://labs.macromedia.com/
http://www.macromedia.com/devnet/flex/
http://en.wikipedia.org/wiki/MXML

teste.mxml
[xml]< ?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
< mx :Application xmlns:mx="http://www.macromedia.com/2005/mxml" xmlns="*" >
< mx :TextInput id="source" width="100"/>
< mx :Button label="Copy" click="destination.text=source.text"/>
< mx :TextInput id="destination" width="100"/>
< / mx:Application>[/xml]

XUL – XML User Interface Language, pronuciado como “zool”, é um padrão aberto criado pelo grupo de desenvolvedores do navegador Mozilla, implementado pela Mozilla Framework, que define janelas, botões, menus e uma grande coleção de objetos de interface de usuário para aplicações desktop em notação XML e usa JavaScript para definir roteiros e automação. Roda somente em navegadores baseados no Gecko engine, tem um componente para interagir com o Flash (Zulu) e para Java (Thinlets).
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/XUL
http://www.mozilla.org/projects/xul/xul.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/XUL

hello.xul
[xml]< ?xml version="1.0"?>
< window xmlns="http://www.mozilla.org/keymaster/gatekeeper/there.is.only.xul" title="Hello">
< description value="Hello World"/>
< / window>[/xml]

XAML – Extensible Application Markup Language(pronuncia-se “zemel”) – Possui muitas das potencialidades das tecnologias anteriores. O XAML também é a forma marcação para acessar o modelo de objetos do novo Windows Presentation Foundation e você pode ainda criar seus próprios objetos e acessá-los através do XAML. O Microsoft Vista, WinFX e muitas outras tecnologias já usam o XAML. Requer o WinFX SDK.
http://www.xaml.net/
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=843&pag=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/XAML
http://msdn.microsoft.com/windowsvista/about/

ola_mundo.xaml
[xml]< canvas xmlns="http://schemas.microsoft.com/winfx/avalon/2005" Background="LightGray">
< textblock FontSize="24">
Alô Mundo!
< / textblock>
< / canvas>[/xml]

Algumas aplicações e sites

Dotpix (AJAX)
Google Maps (AJAX)
Yahoo Maps (FLEX) – há opção para desenvolver em AJAX
Netvibes (AJAX)
Gtalkr (FLASH)
Zulu (Flash e XUL)
Gmail (AJAX)
LaszloMail (Laszlo)
Flex Store (sem comentarios)
Broadmoor Hotel (Flash)

Flash Player 8.5

2 thoughts on “Múltiplas Faces de RIA

  1. grenne

    Caro Leonardo

    Somos uma empresa de desenvolvimento de um aplicativo de RH, migramos nossa aplicação de cliente servidor para WEB usando os padrões J2EE, rodando nos WebServers JBoss e WebSphere, estamos agora tentando sofisticar algumas paginas usando RIA (flash), voce presta assessoria neste tipo de ambiente.

    Grato

    Grenne

Leave a Reply