A Macromedia introduziu no mercado há algum tempo o Macromedia Flash Remoting, um gateway (Dispositivo que atua em qualquer camadado modelo ISO/OSI para vencer “diferenças†entres redes, manipulando e convertendo dados) baseado no protocolo AMF(Action Message Format). O protocolo AMF foi criado pela antiga Macromedia para facilitar a comunicação entre o Flash e um servidor.
Quando comparado a outras técnicas de conectar o Flash e um servidor, como loadVariables ou loadVars, o protocolo AMF apresenta algumas vantagens.
- Sendo facil de usar o AMF automaticamente converte os tipo de dados nativos do servidor para actionscript e vice-versa.
- O Flash Remoting(espefifico para ColdFusion, mas outras linguagens seu sua biblioteca AMF como AMFPHP e ZendAMF para PHP ou BlazeDS para Java) serializa as mensagens entre o servidor e o Flash usando o Action Message Format(AMF é um formato binário baseado em SOAP).
- O AMF foi desenvolvido para se integrar com perfeitamente com design patterns.
Quando comparado com o HTML tradicional, é possivel criar aplicativos em Flash com habilidades para criar dinamicas e sofisticadas interações com o usuario, incluindo:
- O Flash Player em execução pode trasmitir dados e chamar metodos do servidor.
- Separação da apresentação e da logica de programação
- Eficiente uso da largura de banda em virtude do protocolo AMF
- Facil desenvolvimento para multiplas plataformas e serviços
Após um tempo de seu lançamento exclusivamente para ColdFusion, o protocolo AMF sofreu engenharia reversa e foram sendo criadas implementações para outras linguagens, inclusive JavaScript. Hoje o protocolo AMF é aberto e você mesmo pode criar sua implementação e as mais usadas para integração com um servidor PHP são o AMFPHP e ZendAMF. Com suporte completo a especificação AMF3 feita para usar com ActionSript 3.0.
Muito bom artigo Leandro…
Show !!!
[]´s
Ops… LEONARDOOOOOOOOO
Escrevi Leandro.. foi mal…
🙂
[]´s