Uma breve história sobre a origem do Adobe AIR

Adobe Flash Plaftorm

Adobe Flash Platform

Nos últimos anos, vivemos uma explosão das RIA’s (Rich Internet Application), tendo o Flash Player o principal responsavél e sendo o núcleo do que hoje é conhecido como Flash Platform. O Adobe AIR veio para suprir uma lacuna que cedo ou tarde seria necessário, ter uma aplicativo Flash rodando no desktop independentemente de browser. Isso deu um novo rumo aos aplicativos RIA, agora você também tem a possibilidade de ter aquele seu site preferido como um aplicativo desktop, ou muito melhor e mais personalizado sem as limitações de um navegador web, ou seja, uma melhor experiência do usuário.

A Historia do Adobe AIR

Macromedia Central

Macromedia Central

Vamos lembrar de que o Adobe AIR não foi a primeira tentativa da Adobe de levar seus aplicativos Flash para desktop, muitos podem não lembrar, mas em meados de 2003 a até então Macromedia lançou um software chamado Macromedia Central, um software que tinha como objetivo rodar seus aplicativos em Flash no desktop sem necessidade de browser.
O Macromedia Central não teve muita aceitação por parte dos desenvolvedores e usuários, creio que um dos motivos seja que seu modelo de distribuição não atraia os desenvolvedores sendo que você tinha que pagar para disponibilizar sua aplicação. Outro motivo pode ser que o mercado ainda não estava preparado para seu conceito, coisa que aconteceu com o Adobe Photoshop, segundo Charles Geschke(co-fundador da Adobe) em entrevista a Jessica Livingston no livro Startup(recomendo, ótima leitura :D), “o Adobe Photoshop foi lançando um ano antes de o mercado estar preparado para ele”.

Em meados de 2003 a até então Macromedia lançou um software chamado Macromedia Central, um software que tinha como objetivo rodar seus aplicativos em Flash no desktop sem necessidade de browser.

Após a aquisição da Macromedia pela Adobe, voltou-se a conversar sobre esse “software” que tinha como objetivo rodar as aplicações RIA em ambiente desktop, juntou-se algumas pessoas da equipe da Macromedia e outras pessoas da equipe da Adobe chefiados por Ed Rowe e Kevin Lynch. Nascia um novo projeto de codinome Apollo que daria origem ao Adobe AIR. 😀

Missões Espaciais da NASA

Os codinomes dos projetos foram inspirados em missões espaciais da NASA na década de 50 e 60. O Macromedia Central 1.0 e 1.5 receberam os codinomes de Mercury e Gemini, já o Adobe AIR recebeu o codinome de Apollo. Lembrando que o projeto Apollo foi a primeira missão espacial que realmente chegou a Lua.
Lançando em 2006 com o nome de AIR(Adobe Integrated Runtime), com sua logo inspirada em um bumerangue representando a possibilidade de desenvolvimento com Adobe Flash, Adobe Flex e HTML/JavaScript(ou Ajax) e vem ganhando a cada dia mais adeptos e conquistando seu espaço. A Adobe ouvindo a comunidade, fez seu dever de casa acrescentando na medida do possivel, novas funcionalidades para o Adobe AIR 2.0.

Os codinomes dos projetos foram inspirados em missões espaciais da NASA na década de 50 e 60. O Macromedia Central 1.0 e 1.5 receberam os codinomes de Mercury e Gemini, já o Adobe AIR recebeu o codinome de Apollo. Lembrando que o projeto Apollo foi a primeira missão espacial que realmente chegou a Lua.

Adobe Apollo

Adobe Apollo

Leia mais em:
The origins of Apollo
Mais sobre o Adobe AIR

ActionScript 3.0, Adobe, Adobe AIR, Flash, Flash Platform , , , ,

1 comment


Leave a Reply