A Historia do Adobe AIR
O Macromedia Central não teve muita aceitação por parte dos desenvolvedores e usuários, creio que um dos motivos seja que seu modelo de distribuição não atraia os desenvolvedores sendo que você tinha que pagar para disponibilizar sua aplicação. Outro motivo pode ser que o mercado ainda não estava preparado para seu conceito, coisa que aconteceu com o Adobe Photoshop, segundo Charles Geschke(co-fundador da Adobe) em entrevista a Jessica Livingston no livro Startup(recomendo, ótima leitura :D), “o Adobe Photoshop foi lançando um ano antes de o mercado estar preparado para ele”.
Em meados de 2003 a até então Macromedia lançou um software chamado Macromedia Central, um software que tinha como objetivo rodar seus aplicativos em Flash no desktop sem necessidade de browser.
Após a aquisição da Macromedia pela Adobe, voltou-se a conversar sobre esse “software” que tinha como objetivo rodar as aplicações RIA em ambiente desktop, juntou-se algumas pessoas da equipe da Macromedia e outras pessoas da equipe da Adobe chefiados por Ed Rowe e Kevin Lynch. Nascia um novo projeto de codinome Apollo que daria origem ao Adobe AIR. 😀
Lançando em 2006 com o nome de AIR(Adobe Integrated Runtime), com sua logo inspirada em um bumerangue representando a possibilidade de desenvolvimento com Adobe Flash, Adobe Flex e HTML/JavaScript(ou Ajax) e vem ganhando a cada dia mais adeptos e conquistando seu espaço. A Adobe ouvindo a comunidade, fez seu dever de casa acrescentando na medida do possivel, novas funcionalidades para o Adobe AIR 2.0.
Os codinomes dos projetos foram inspirados em missões espaciais da NASA na década de 50 e 60. O Macromedia Central 1.0 e 1.5 receberam os codinomes de Mercury e Gemini, já o Adobe AIR recebeu o codinome de Apollo. Lembrando que o projeto Apollo foi a primeira missão espacial que realmente chegou a Lua.
Leia mais em:
The origins of Apollo
Mais sobre o Adobe AIR
Demais……